Cotidiano

Agentes de endemias fazem levantamento sobre quantidade de cães em Londrina

27 jan 2022 às 20:00

A Secretaria Municipal de Saúde deseja saber quantos cães existem em Londrina e vai aproveitar o trabalho dos agentes de endemia que já estão visitando as residências para realizar o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Até o momento, o município utiliza dados divulgados pelo Censo Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O último censo realizado pela instituição é referente ao período entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014. Na época, foi constatado que Londrina tinha um cachorro para cada quatro pessoas, totalizando 192 mil animais. A proporção recomendada pela Organização Mundial da Saúde era de um para cada sete, o que indicava uma superpopulação de cães.

Com os dados coletados pelos agentes de endemias, o município pretende planejar ações, como por exemplo, a castração dos bichinhos. Desde março de 2020, Londrina tem o castramóvel. Até setembro de 2021, o programa já havia castrado 12 mil animais, entre cães e gatos.

“Tínhamos pouquíssimos dados e entendemos que os nossos agentes de endemias, uma vez que já estão no domicílio fazendo esse contato próximo com a população, poderia nos trazer indicadores e dados de planejamento voltado à causa da saúde animal”, explicou o secretário de Saúde, Felippe Machado.