Cotidiano

Anvisa salienta a importância do equipamento de proteção individual

03 set 2020 às 13:36

Em Cascavel, uma nota técnica elaborada pelo Centro de Operações de Emergência (COE) da Secretaria Municipal de Saúde, orienta sobre o uso de máscaras pela população. A informação trouxe como base a declaração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que por nota, enfatizou a importância do uso de máscaras como forma de impedir a propagação da doença. Mas, em Cascavel, ainda tem gente que vai contra a isso.

Em uma caminhada pelo centro, é fácil encontrar quem ainda não se adaptou a recomendação da organização mundial da saúde sobre o uso da máscara. É aquela tiradinha pra fumar, grupinho todo sem máscara, e uma cena que se tornou até comum proteção só no queixo ou ainda abaixo do nariz.

O problema de não utilizar a máscara é que muita gente não sabe que está infectada, são os chamados assintomáticos. E aí sem o uso do equipamento individual, a chance de infectar mais pessoas, é enorme. E são naqueles momentos mais próximos em que até então era normal para todos nós, um aperto de mão, um abraço e pronto, já estamos vulneráveis a doença.

O desconforto da máscara pode ser um sinal que o matéria utilizado é impróprio, isso quando dificulta muita a respiração ou esquenta demais o rosto. Outro ponto a ser observado é quanto a umidade da máscara que prejudica a eficácia da proteção.

A máscara é uma proteção individual e consequentemente coletiva.