Cotidiano

"Bailão da Virada" no São Jorge preocupa autoridades de Londrina

31 dez 2021 às 10:04

Uma festa marcada para a noite desta sexta-feira (31), em comemoração ao réveillon, preocupa as autoridades londrinenses. Com o nome “Bailão da Virada”, o evento realizado no jardim São Jorge já tem a confirmação de milhares de pessoas nas redes sociais, mesmo sem a autorização da prefeitura para a realização.

O local já é conhecido pela Polícia Militar por conta das festas funk que acontecem nas vias públicas, em que o trânsito fica impedido e acontecem grandes aglomerações de pessoas, mesmo durante os decretos mais rígidos durante a pandemia da Covid-19.

O Tribunal de Constas do Estado encaminhou ofício para os 399 municípios paranaenses com mais orientações relativas ao controle da pandemia. A principal recomendação é a de que os prefeitos adotem cautela, de acordo com as necessidades e peculiaridades locais, na realização de festas públicas de fim de ano e Carnaval, entre outros eventos que ocasionem aglomerações de pessoas. A intenção do órgão de controle é evitar a propagação da variante ômicron do novo coronavírus, classificada como de alto risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Corte também indica que os gestores avaliem "a eventual adoção de medidas que condicionem o acesso a espaços coletivos públicos à comprovação da imunização contra a Covid-19".

Não existe nenhum comunicado dos organizadores da festa sobre a comprovação da vacinação. A 4ª Companhia Independente da Polícia Militar afirma que ações serão intensificadas para que as festas sejam tranquilas, na região norte de Londrina e nos municípios de Sertanópolis, Primeiro de Maio, Alvorada do Sul e Bela Vista do Paraíso. 

A 4ª Cia lembra ainda que festas em vias públicas, com grande aglomeração, como por exemplo, baile funk, estão proibidos. 

O alerta é para que aqueles que irão dirigir não bebam e para que as leis de trânsito sejam respeitadas.