Cotidiano

Banco se manifesta sobre idosa acamada obrigada a fazer prova de vida presencial

06 jan 2021 às 16:34

O Itaú Unibanco se manifestou no início da noite desta terça-feira (5) sobre o episódio envolvendo uma idosa de 85 anos que precisou ir pessoalmente a uma agência em Cambé para fazer a prova de vida. Apesar de lamentar a situação, o banco não comentou a atitude da gerência.

A dona Iraci Arruda de Paula, que tem Alzheimer e é acamada, aparece no vídeo. Ela foi levada pela filha para fazer a prova de vida seguindo a orientação do banco. 

VEJA MAIS:

Idosa acamada de 85 anos é obrigada a fazer prova de vida em Cambé

Necessidade de fazer prova de vida está suspensa durante a pandemia, diz INSS 

A idosa ficou cerca de 40 minutos do lado de fora. Foi levada para dentro numa cadeira de rodas porque nenhum funcionário quis se dirigir até o carro. A família está indignada.

Confira a nota na íntegra:

O Itaú Unibanco lamenta o ocorrido e se solidariza com a cliente. O banco reforça que, por conta da pandemia de covid-19, o INSS não está realizando o bloqueio dos benefícios neste momento. 

O Itaú ressalta, contudo, que sinaliza pelos canais eletrônicos quando a prova de vida está vencida para que os clientes possam regularizar sua situação e garantir que não haja problemas caso o INSS decida retomar os bloqueios dos benefícios. 

Vale ressaltar que as exigências para renovação da prova de vida são estabelecidas pelo INSS e que há alternativas para as pessoas impossibilitadas de comparecer a uma agência bancária, como o cadastro de um representante legal ou procurador junto a essa autarquia do Governo. 

Além disso, aposentados e pensionistas acima de 80 anos ou com incapacidade de deslocamento podem solicitar ao INSS que o procedimento seja realizado em endereço de sua preferência. 

Por fim, clientes do Itaú com biometria cadastrada têm sua prova de vida renovada automaticamente por 12 meses ao utilizá-la, inclusive nos caixas eletrônicos do banco.