Cotidiano

Biodiversidade: nasce harpia no refúgio biológico de Itaipu

29 abr 2020 às 19:51

A harpia é a ave símbolo do Paraná. A ave é ameaçada de extinção, mas alguns refúgios trabalham pra que isso não ocorra. É o caso do Refúgio Biológico de Itaipu, que registrou mais um nascimento de um filhote de Harpia.

Uma das aves mais imponentes. A Harpia, ou também conhecida como gavião real - ave de rapina sul americana - é uma das raridades da natureza. Ameaçada de extinção, é foco de projetos pra preservação da espécie.

O Refúgio Biológico da Usina de Itaipu é o único no mundo que mantém a reprodução continuada. E nesta semana um novo filhote. O 50º do Refúgio. O filhote de harpia tem apenas 89 gramas. Por causa do pequeno porte, ainda não é possível determinar se é fêmea ou macho.

A primeira harpia chegou no refúgio em 2009.  Era o primeiro caso bem-sucedido de reprodução da espécie em cativeiro no Sul do País. O refúgio compõe o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, que conecta o Parque Nacional do Iguaçu às áreas protegidas da Itaipu e ao Parque Nacional de Ilha Grande. O Refúgio também tem como objetivo a conscientização,, de adultos e crianças, sobre a importância da preservação da fauna e flora da Mata Atlântica.

Reportagem Giulianne Kuiava