Todos os locais
Todos os locais
Cotidiano

Cascavel confirma 3ª morte por dengue e convoca população para combate ao mosquito

28 abr 2020 às 17:25
Por: Redação Tarobá News

Apesar dos inúmeros esforços do governo municipal em eliminar criadouros, orientar a população e intensificar as ações de vistoria, os números da dengue continuam a aumentar significativamente em Cascavel. Por isso, a Secretaria de Saúde apela à população para que limpe seus quintais e se mobilize nessa luta contra o mosquito.

Os números mostram que o cenário é crítico, a começar pela confirmação da terceira morte por dengue em Cascavel. A vítima é um jovem de 21 anos, que faleceu na UPA Veneza. O resultado do exame foi confirmado pelo Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná), de Curitiba. As outras vítimas foram uma senhora de 60 anos e um homem de 81 anos.

De acordo com o novo Boletim Epidemiológico da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), referente ao período de julho de 2019 até esta quarta-feira (28), Cascavel chega ao total de 2.995 casos registrados da doença.

Além disso, os casos podem aumentar ainda mais, uma vez que 1.898 pessoas estão aguardando o exame. Outros 1.769 casos foram descartados. Ao todo, são mais de 6,6 mil notificações no Município.

Diante do cenário epidêmico, a diretora de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, reforça que a dengue é uma responsabilidade de todos. “A população é uma chave importante no combate ao Aedes. Além de estar vistoriando o quintal, aproveitando quem está de quarentena, é preciso fazer a inspeção semanal e fazer o check list de combate ao mosquito. A população também pode nos auxiliar junto à comunidade, fazendo orientações e também denúncias através do 156”, pontua.

O governo municipal tem realizado ações com agentes de Endemias e também mobilizações com as participações de outras secretarias, como Meio Ambiente, Finanças e também o Território Cidadão. Na semana passada, várias ações foram realizadas em locais como recicladores.

FUMACÊ
Por conta da situação, o Município fez uma nova solicitação de Fumacê para a 10ª Regional de Saúde. O equipamento, que dissemina o inseticida, foi solicitado para 28 localidades de Cascavel. O Objetivo é usá-lo nas regiões Norte, Sul e Oeste da cidade.

CALL CENTER – SINTOMAS DE DENGUE
Tem sintomas de dengue? Acione o Call Center 3096-9090 e digite a opção número 3. O ramal é destinado para orientações em relação aos sintomas da dengue. As queixas para a doença são: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, febre, manchas e coceira na pele, náuseas e dor abdominal. Os casos são notificados e, se necessário, encaminhados a uma unidade de saúde.

Como posso ajudar?
Somente uma mobilização da comunidade é o que fará a diferença nessa guerra contra o mosquito. Não deixe acumular água parada, até mesmo água suja.

Dentre os locais que precisam ser vistoriados pela população estão: edícula, tonéis com captação de água da chuva, aquários sem bomba de oxigenação, pratos de vasos de plantas, bandejas das geladeiras, bebedouro de animais, tanque de roupas que ficam com água empossada no fundo, coletor de água da saída do ar-condicionado, lixeiro sem tampa e sem furo embaixo, piscinas de plástico, cisternas, caixas de gorduras e plantas aquáticas, pequenos objetos nos quintais; como tampas de garrafas, copos plásticos e brinquedos infantis. A destinação de pneus também é outro problema. A recomendação é deixá-los em uma área coberta ou então encaminhar para uma borracharia que se responsabilize. Até mesmo gotículas de água numa tampinha de plástico já são suficientes para se transformar no criadouro do mosquito.

ASSESSORIA

Veja também

Relacionadas

Vitrine Revista
Imagem de destaque

Aprenda a fazer essa salada que homenageia o Outubro Rosa

Vitrine Revista
Imagem de destaque

Saiba quais são os sinais e sintomas da menopausa precoce

Vitrine Revista

Conheça o projeto para gestantes ''Sorriso que Vale uma Vida''

Tarobá Cidade

Saiba como é o pré e o pós operatório da cirúrgia de câncer de mama

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vídeo mostra momento em que mulher esfaqueia o próprio companheiro; briga foi gravada

Cidade
Brasil

Londrina está sob alerta amarelo para tempestade, de acordo com o Inmet

Cidade
Londrina e região

Mulher filmada matando companheiro chora e diz que "não sabia que ele ia morrer"

Política
Londrina e região

TRE-PR decide manter inelegibilidade de Barbosa Neto à Prefeitura de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem é socorrido após passar cerca de 24 horas em mata na zona norte de Londrina

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.