Cotidiano

Castramóvel já realizou mais de 650 esterilizações em cães e gatos em Londrina

19 mai 2020 às 18:11

O Castramóvel, que começou a funcionar no início de março, já realizou mais de 650 procedimentos de esterilização de machos e fêmeas, além de microchipagem, utilizada para identificar o animal. Por conta da pandemia do coronavírus, o serviço foi suspenso temporariamente para a população em geral, contudo está atendendo os protetores de animais, que já estavam pré-agendados.

Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Lyonel Martinez, antes da pandemia estavam sendo realizados cerca de 40 atendimentos por dia. O serviço é realizado por dois veterinários e dois auxiliares no próprio castramóvel, trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos.

Os beneficiários diretos e indiretos desse programa municipal são as famílias em situação de vulnerabilidade social, protetores voluntários e Organizações Não Governamentais (ONGs). O serviço atende as famílias que recebem até três salários mínimos, gratuitamente. Até a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo.

Lyonel explicou que após a quarentena, quando o serviço voltar a beneficiar os animais da comunidade em geral, que se enquadra nos critérios do programa, será divulgado por meio de rede social e imprensa o bairro que será atendido, para que os interessados possam se cadastrar. No ato do cadastro, o cidadão deve levar um documento pessoal, comprovante de endereço e de renda e comprovante de benefício do governo, se tiver.

Foram investidos cerca de R$ 100 mil na aquisição do trailer do Castramóvel, mais R$ 1 milhão, que será repassado à Clínica Veterinária Clinicão, contratada por licitação, a qual executará o serviço por 12 meses, contados a partir do início do trabalho.

Com N.com