Cotidiano

Cemitérios de Londrina já registram movimentos na véspera do feriado

01 nov 2021 às 15:40

Os cemitérios de Londrina vão ficar abertos a partir das 8h neste feriado de finados (2). A estimativa da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) é que cerca de 100 mil pessoas passem pelos espaços até às 18h de terça-feira. No entanto, este número pode apresentar uma redução por conta da pandemia da Covid-19.

Assim como no ano anterior, como forma de evitar a contaminação pelo coronavírus, os visitantes deverão seguir algumas medidas de segurança já conhecidas, como o uso de álcool gel e da máscara de proteção durante a permanência nos locais. Outra orientação dada pelo órgão é para que evitem aglomerações.

A população pode levar plantas naturais aos cemitérios neste feriado. Mas, para isso, é preciso retirar o saco plástico que fica em volta do vaso. Por outro lado, flores artificiais estão proibidas, para conter a proliferação do mosquito da dengue na cidade, como explica o superintendente da autarquia Péricles Deliberador.

Em quatro dos 13 cemitérios de Londrina, ambulantes vão comercializar produtos como velas, fósforos, flores e outros itens. No entanto, a venda de alimentos e bebidas alcoólicas está proibida, também como prevenção ao coronavírus. Agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (Cmtu) vão fiscalizar as atividades dos trabalhadores ao longo do dia, para combater irregularidades no serviço.

No cemitério São Pedro, um dos maiores da cidade e que fica na região central, uma missa será realizada às 9h celebrada por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo da arquidiocese de Londrina. No mesmo espaço, os visitantes vão contar com uma nova ferramenta que vai orientar sobre a localização exata de cada jazigo. A pesquisa pode ser feita tanto pelo nome da pessoa, quanto pela data de óbito ou pelo número do túmulo. A novidade pode ser acessada através de um link disponibilizada pela prefeitura.