A crise econômica mundial causada pela pandemia do novo coronavírus e a disputa entre Rússia e Arábia Saudita sobre o nível de produção do petróleo fizeram baixar o preço dos combustíveis nas refinarias da Petrobras. Segundo a estatal, a gasolina teve redução de 9,5% e o diesel, de 6,5%. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12).
O coordenador do Procon de Londrina, Gustavo Richa, afirmou em entrevista à Tarobá que vai intensificar as ações para que a redução chegue ao consumidor final. A expectativa é que o preço seja reduzido já na próxima semana nas bombas dos postos da cidade. "Entramos em contato com o presidente do Sindicombustiveis, onde o mesmo disse que houve uma sinalização na redução dos preços, mas estão aguardando as distribuidoras repassar aos postos", afirmou.
O valor da gasolina comum deve ser reduzido em pelo menos R$ 0,16 e do etanol R$ 0,12 por litro. "No mês passado a Petrobrás anunciou em torno de 3% de redução, mas veio seguida de quatro aumentos. Por isso que o consumidor não sentiu, agora essa redução com certeza o consumidor tem que sentir. Aguardar a próxima semana, caso os valores não diminuam, é importante começar chamar o Procon", ressaltou Richa.
Mensalmente, o órgão realizada uma pesquisa de preços em todos os estabelecimentos da cidade. O próximo trabalho de campo para o levantamento será realizado na semana que vem. Se na próxima semana o Procon não sentir a redução, podemos chamar o Ministério Público, fazer uma fiscalização e solicitar a documentação dos postos", apontou.