O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, sancionou, na segunda-feira (17), a lei municipal no 13.331/2021, que determina a inclusão, nos programas curriculares da rede municipal de ensino, de conteúdos sobre direitos dos animais e proteção animal. Elaborada com base em projeto de lei do vereador Deivid Wisley, a norma será aplicada já no próximo ano letivo.
De acordo com o prefeito Marcelo, a nova legislação contribuirá para conscientizar a população em geral sobre a necessidade do respeito aos animais e ao meio ambiente. “Além do respeito ao ser humano, é fundamental que as pessoas protejam e cuidem dos animais, pois eles são seres dotados de emoções e mais frágeis do que nós. Por isso, os direitos dos animais são uma causa importante para a nossa gestão e ficamos felizes por poder implementar mais essa iniciativa”, disse Marcelo.
O vereador Deivid Wisley afirmou que a criação da norma é a realização de um objetivo antigo para ele, e salientou que leis semelhantes foram implantadas de forma bem-sucedida em outros municípios. “É preciso que as crianças do nosso município aprendam desde cedo noções sobre a causa animal e o que são maus-tratos, porque não são as crianças que maltratam os animais, mas sim os adultos. Por isso, quando a criança tem contato com exemplos positivos na escola e leva para dentro de casa, isso também conscientiza os adultos com quem ela convive”, frisou.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, destacou que a rede municipal de ensino já trabalha conteúdos nessa área, mas procurará enfatizar ainda mais essa questão, contando inclusive com auxílio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). “A nova legislação reforça a necessidade de abordar conhecimentos relacionados à proteção do meio ambiente e dos animais de estimação. Já temos diversas iniciativas em andamento nesse sentido, mas vamos reforçar essas ações e estabelecer novas estratégias para que esse trabalho chegue a todos os alunos a partir de 2022”, pontuou.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, parabenizou o vereador Deivid Wisley pela criação da nova lei e reforçou que a atual gestão municipal tem se empenhado para a garantia e defesa dos direitos dos animais. “A iniciativa do vereador Deivid Wisley, em conjunto com a sanção do prefeito Marcelo Belinati, é fundamental para que Londrina se consolide ainda mais como uma cidade que respeita os animais e seja um exemplo para o Brasil. Essa lei se soma a avanços muito importantes obtidos pela atual administração, como a implantação do Castramóvel, do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMUPDA) e do Banco de Ração, entre outras ações”, disse.