A Prefeitura de Cascavel anunciou na manhã deste domingo (22), novas medidas contra o novo Coronavírus, entre elas, toque de recolher, paralisação total do transporte público e bloqueio nas entradas da cidade. O objetivo é evitar proliferação do vírus.
Atualmente, o município conta com 146 casos suspeitos, 17 foram descartados e 76 exames coletados aguardam resultados. Nenhum caso foi confirmado até o momento.
O toque de recolher entra em vigor imediatamente no período das 20h às 06h. Pessoas que estiverem nas ruas, serão abordadas e orientadas.
O secretario de saúde, Thiago Stefanello, divulgou que 30 novas vagas de UTI's e 50 de enfermarias serão disponibilizadas para o tratamento do Covid-19, com apoio das cidades de Assis Chateaubriand, Toledo e da ala de queimados do Hospital Universitário em Cascavel.
Ele ainda relatou que caso necessário um plano de contingência está montado para que atendimentos sejam feitos na rodoviária e hotéis.
As entradas da cidade também serão fechadas a partir da 0h desta segunda-feira (23) com avaliação de cada caso para liberação de acesso, como em casos de pacientes e serviços básicos. As agências bancárias e o transporte coletivo serão totalmente paralisados.
Atendimento na área da Saúde
Catorze unidades de saúde estão sendo preparadas para atender apenas pacientes com sintomas de coronavírus. O horário de atendimento será das 7h as 22 h, já para os três distritos que estarão disponíveis segue das 8h as 17h. Os atendimentos acontecerão somente por agendamento pelo Call Center no 3096-9191.
Lembrando que para atendimento de urgência e emergência as UPAS estarão abertas, mas a Secretaria de Saúde alerta que não é momento de procurar a rede de saúde para consultas e outros procedimentos. A recomendação é de isolamento domiciliar para todos.
A previsão é que o pico de casos confirmados aconteça entre os dias 13 e 15 de abril. Por isso, a necessidade de medidas preventivas para diminuir a curva de pessoas infectadas. Pacientes com sintomas suspeitos devem atender a orientação da Secretaria de Saúde como o isolamento em ambiente privativo dentro do próprio domicílio para evitar contágio da família com separação de itens de higiene pessoal e alimentação. Suspeitos do casos que não atenderem o isolamento domiciliar podem ser denunciados ao Ministério Público.
Já para a campanha de vacinação contra a gripe que começa nesta segunda-feira (22), serão disponibilizados 13 pontos em lugares abertos em Cascavel e novo no interior. Entre as ações acontecerá a 'blitz' na rua Presidente Kennedy, 2546, para que os idosos recebam a vacina dentro de seus veículos.
Outra opção é receber a dose em colégios que estão sem aulas, além do Centro de Eventos e um ponto na avenida Brasil.