O planejamento financeiro é essencial para alcançar objetivos e sonhos e, ainda assim, manter o equilíbrio financeiro. Nesse sentido, as técnicas de organização pessoal ganham novas perspectivas com a evolução das tecnologias digitais. O educador Cleverson Pereira, em entrevista a Cíntia Calizotti no podcast Cíntia Invest, discute alternativas de investimento e planejamento de recursos, além de como pequenas ações do dia a dia podem fazer diferença na busca pela prosperidade financeira.
Pereira observa que, enquanto o dinheiro e a tecnologia evoluíram rapidamente, muitas pessoas não acompanharam essas transformações, especialmente no que diz respeito à educação financeira e ao uso de recursos digitais para lidar com as finanças. Ele explica que há uma resistência cultural à mudança de padrões e processos. Um exemplo disso é a poupança, o investimento mais popular entre os brasileiros. “Quando o novo entra de forma mais intensa na vida do brasileiro, quando ele percebe que não há outra alternativa, é aí que se começam a mudar os padrões de organização e investimento financeiro, e se entende que não há escolha a não ser usar a tecnologia. Exemplo disso é o PIX”, explicou o educador.
De acordo com ele, para alcançar o sucesso financeiro é necessário, além de planejamento, aprender diariamente os conceitos do universo financeiro e colocar em prática todo o conhecimento adquirido. Também é preciso estar atento a acontecimentos políticos e econômicos que impactam as finanças cotidianas. “É vital buscar conhecimento e ter alguém acompanhando, como um assessor financeiro. As pessoas precisam estar abertas a escutar e praticar. Esse passo de sair do conceitual para a prática ainda trava muita gente. Há quem prefira a tranquilidade e tema ousar ou sair da zona de conforto.”
O mundo digital apresenta novas oportunidades de organização financeira e de investimentos, como o mercado de ativos digitais, que vem ganhando força nos últimos anos. Segundo Pereira, o Bitcoin e outros criptoativos são vistos como uma nova possibilidade para diversificar carteiras de investimento, sendo considerados uma reserva de valor para o longo prazo devido à escassez programada e à crescente adoção institucional. “Assim como o dinheiro está saindo do tradicional, nossos investimentos e empreendimentos precisam inovar e acompanhar as tecnologias. É preciso fazer o tempo trabalhar a seu favor”, reflete o educador.
A jornada do planejamento financeiro, seja no modelo tradicional ou digital, exige paciência e consistência, sempre respeitando o próprio perfil de risco. Cleverson reforça que nunca é tarde para aprender e cuidar melhor do dinheiro. “Conhecimento é o maior patrimônio que as pessoas podem ter, a maior riqueza. Quando você busca o conhecimento e atualiza esse saber constantemente, as portas sempre estarão abertas”, concluiu.
Acompanhe esta e outras entrevistas do Cíntia Invest por aqui.