Cotidiano

Egressos do Patronato Penitenciário participam de palestra sobre violência doméstica e familiar contra mulheres

13 mar 2020 às 08:40

O Conselho da Comunidade e o Patronato Penitenciário de Cascavel, com o apoio do Centro Universitário – Univel realizaram na noite desta quinta-feira (12), na sede do Patronato, uma palestra sobre violência doméstica e familiar contra mulheres.

O encontro foi voltado aos egressos do Patronato e integrou as ações da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, que é realizada anualmente com o objetivo de promover o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio de ações interdisciplinares, palestras, cursos e atividades educativas.

Conforme explica a assistente social do Conselho da Comunidade de Cascavel, Bruna dos Reis, a Federação dos Conselhos da Comunidade do Estado do Paraná – FECCOMPAR possui parceria com o Tribunal de Justiça, através da Coordenadoria Estadual de Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), com a finalidade de que os Conselhos da Comunidade do Paraná realizem ações da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa.

“A questão da violência contra a mulher é trabalhada ao longo de todo o ano com as mulheres atendidas pelo conselho, no entanto, decidimos fazer este trabalho com os homens, por considerar de extrema importância ampliar o debate e reflexão sobre o tema, uma vez que este tipo de violência muitas vezes inicia dentro de casa. Agradecemos ao Patronato pela parceria ao mobilizar os egressos e a Univel pela palestra, destaca.

As atividades foram conduzidas por uma professora e acadêmicos do curso de Direito e Psicologia da Univel, que realizam na instituição, um projeto de extensão sobre violência contra a mulher.

“A intenção da nossa fala neste encontro foi fazer com que as pessoas que aqui estiveram, consigam identificar as formas de violência contra a mulher, o perfil do agressor, o comportamento agressivo e as medidas de proteção, principalmente as medidas previstas na Lei Maria da Penha”, informou a professora do curso de direito da Univel, Edinéia Sicbneihler.

O diretor do Patronato Penitenciário, Rubens Cabrera, comenta sobre a importância de estabelecer parcerias como esta. “Ficamos muitos satisfeitos com a realização deste trabalho com os egressos, todos estavam bem interessados. Parcerias como esta, envolvendo o Conselho da Comunidade e a Univel, fortalecem as ações que desenvolvemos”, enfatiza.

Números

Em Cascavel, são em média 2 mil registros por ano de boletins de ocorrências realizado por mulheres devido ao fato de terem sofrido, em sua maioria, violência psicológica, crimes de injúria, difamação, ofensas, ameaças e violência física.

Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa

Novas ações da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa ocorrerão no mês de agosto, entre os dias 17 e 21 e no mês de novembro, entre os dias 23 e 27, visando abordar a questão da violência doméstica e familiar contra mulheres.

Assessoria