Cumprindo diretrizes dos órgãos de saúde, a Amop realizou nesta segunda (23), assembleia on line com prefeitos e prefeitas da região Oeste. Na pauta, discussão de medidas emergenciais em função da paralisação provocada pelo novo coronavírus. Os chefes do Executivo deliberaram sobre uma série de medidas, especialmente a uniformização de decretos municipais que tentam barrar a chegada ou avanço do covid 19.
A preocupação é quanto à falta de recursos financeiros, técnico-operacionais e também de estruturas físicas que garantam o atendimento da demanda de pessoas que por ventura forem contaminadas, especialmente aqueles que fazem parte da faixa de risco. “As consequências são preocupantes. Mas todos estão fazendo a sua parte e contribuindo para a diminuição da mobilidade de pessoas. É um desafio histórico para todos os agentes políticos, empresários, trabalhadores e sociedade civil. A prioridade da vida e da saúde precisa ser integrada à sustentabilidade social e econômica”, destaca o prefeito de Jesuítas e presidente da Amop, Junior Weiller.
A Assessoria Jurídica da Amop vai uniformizar uma base de decretos e disponibilizá-los às 54 prefeituras associadas, levando em consideração diretrizes do governo do Estado e da União. Paralelo a isso, a entidade alinhará medidas com os setores de saúde municipais, vigilâncias epidemiológicas e sanitárias, para troca de informações, prevenção e controle. A Amop buscará ainda apoio junto a empresários e da Itaipu Binacional, bem como outras instituições, para dar suporte nos investimentos prioritários voltados a enfrentar a crise.
Outro assunto tratado e deliberado na assembleia on line foi o adiamento das eleições da Amop pelo período de 30 dias. A eleição estava inicialmente agendada para esta sexta (27). Todavia, diante do isolamento implantado para combater o coronavírus, que impede a realização de reunião presencial, somado ao fato da atual diretoria ter que renunciar o mandato em seu término, por questões de legislação eleitoral, ficou definido que a partir de abril assumirá a presidência da Amop o prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin.
ASSESSORIA