Com a proibição da comercialização de fogos de artifício barulhentos em Londrina. As lojas que vendem o material têm buscado alternativas, como os fogos infantis e luminosos. Esses artefatos são permitidos.
Nas redes sociais, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, fez o alerta de que a venda de artefatos com barulho está proibida, por meio de uma lei de 2018.
Durante o Natal a Secretaria de Meio Ambiente recebeu 29 denúncias e emitiu seis notificações sobre o uso, mas ninguém foi multado.
"A gente entende que esse é o momento que as pessoas querem festejar. Estamos quase saindo da pandemia, mas precisamos festejar com responsabilidade e empatia", afirma a gerente ambiental, Esther Romero.
Em um estabelecimento na zona norte de Londrina os produtos com cores e barulhos são comercializados há 30 anos. Os clientes respeitam a lei da cidade e compram somente os produtos que são permitidos.
Denúncias podem ser feitas para a gerência da Secretaria de Meio Ambiente pelos números (43) 9994-1721, de segunda a sexta-feira pelo (43) 3372-4770 ou para a Guarda Municipal pelo 153.