Cotidiano

Empresas tem dificuldades para pagar parcelamento do FGTS

07 jul 2020 às 12:40

As empresas que escolheram parcelar o pagamento de FGTS dos trabalhadores têm até a data de hoje pra pagar a primeira parcela. O parcelamento foi proposto pelo governo federal, diante da pandemia do coronavírus. O problema é que a plataforma da caixa econômica, que gera os boletos a serem pagos, não funciona.

Esse grupo é responsável pela contabilidade de pelo menos 70 empresas. até agora, eles conseguiram emitir as guias de pagamento para apenas 20 delas.

O sistema foi desenvolvido pela caixa econômica federal. foi depois da medida provisória do governo que autorizou as empresas a parcelarem o depósito do FGTS de seus trabalhadores. As empresas puderam parcelar em 6 vezes os pagamentos de março, abril e maio. a primeira parcela vence hoje.

Se as empresas não pagarem as parcelas do FGTS dos funcionários ficam sujeitas a juros e multa. por enquanto, a caixa não informou se vai prorrogar o prazo diante da instabilidade do sistema.

A CAIXA esclarece que disponibiliza o portal www.conectividadesocial.caixa.gov.br para pagamento parcelado das guias de recolhimento do FGTS. Mais de 900 mil empresas aderiram à suspensão da arrecadação pela MP 927. Nos momentos de maior concentração de acesso, o portal pode apresentar intermitências, sendo recomendado o acesso em horários alternativos.

Quanto à prorrogação do prazo para o pagamento, esclarecemos que a CAIXA, na qualidade de Agente Operador do FGTS, cumpre com as determinações legais e adota as providências necessárias para operacionalização do Fundo de Garantia. Conforme estabelece a MP 927/20, o pagamento das obrigações referentes às competências março, abril e maio de 2020 deve ser quitado em até seis parcelas mensais, com vencimento no sétimo dia de cada mês, a partir de julho de 2020.

Reportagem Carlos Turmina