O Espaço Escuta vai encerrar as atividades por falta de recursos para cobrir as despesas. A entidade, fundada há 21 anos, tem um convênio com a prefeitura de Londrina desde 2007, mas precisa de um valor maior para se manter. A instituição pediu o reequilíbrio econômico ao município, mas não houve acordo.
A entidade recebe R$ 55 mil reais por mês da prefeitura, mas precisaria de aproximadamente R$80 mil. Pela falta de acordo, o contrato foi encerrado e o Espaço Escuta deve fechar as portas até o fim de feveireiro.
O Espaço Escuta atende, de forma gratuita, 87 famílias com crianças que possuem algum tipo de problema de desenvolvimento, como atrasos na fala ou o espectro autista. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar com aproximadamente 20 funcionários.
Os pais foram comunicados que os filhos serão encaminhados para outras unidades de atendimento. A informação não agradou as famílias. “Não é simplesmente jogar para lá. São crianças especiais e elas não vão entender que vai fechar e que ela não vai poder mais ter contato com aquele profissional. Não é assim", disse um dos pais, Wesley Vasconcelos.