Cotidiano

Estudantes da UEL arrecadam absorventes para mulheres periféricas

20 ago 2020 às 17:30

Campanha realizada por estudantes da UEL, integrantes do Clube Girl Up UEL, expõe e busca solucionar um problema de milhares brasileiras: a pobreza menstrual. Devido à condição de vulnerabilidade social, muitas mulheres não têm condições para comprar absorventes e manter a higiene pessoal. Por isso, a campanha “Absorventes Já” arrecada doações em valores ou produtos (absorventes) para distribuição junto a moradoras que residem na periferia de Londrina.

A ação é feita em nível nacional, em parceria com os demais Clubes Girl Up brasileiros. A iniciativa atua na conscientização sobre a pobreza menstrual, considerando que o acesso a itens absorventes é dificultado pelo elevado custo do produto. Segundo informações do Clube Girl Up, no Brasil, o absorvente é tributado como item cosmético e não como item de saúde e higiene básica, o que gera a comercialização em valor inacessível a muitas pessoas.

Segundo a líder e fundadora do Clube Girl Up em Londrina, Beatriz Maciel, estudante do curso de Direito, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CESA), no Rio de Janeiro, o Girl Up Elza Soares conseguiu aprovar um Projeto de Lei para inserir o absorvente como item nas cestas básicas do Estado. “A partir daí vários clubes se inspiraram para fazer campanhas de arrecadação e distribuição de absorventes para reduzir a pobreza menstrual, que é a falta de higiene íntima vivida por pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica.

Associado ao Programa Internacional de Liderança Girl Up, da Organização das Nações Unidas (ONU), o Clube Girl Up tem como objetivo ajudar agências da própria ONU com enfoque em meninas, adolescentes e mulheres, promovendo projetos relacionados à educação, igualdade e violência de gênero, esportes, matemáticas e ciências voltadas a benfeitorias sociais. O Clube Girl Up UEL é formado atualmente por 37 integrantes, a maioria mulheres, de diversos cursos da Universidade.

Arrecadação 

A campanha “Absorventes Já” aceita doações online e pela conta @girl.up.uel, do aplicativo PicPay. Além dos meios virtuais, a doação de materiais pode ser feita em postos de arrecadação, localizados em farmácias e supermercados da cidade. Confira no perfil @girlupuel, a lista de locais, além de mais informações sobre a campanha e o Clube Girl Up UEL.


Com Agência UEL