Cotidiano

Feira Arte na Praça reúne mais de 40 artesãs neste sábado

12 nov 2021 às 20:43

Como forma de incentivar e fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade, valorizando as produções manuais de mulheres artesãs, o Movimento de Economia Criativa de Londrina realiza, neste sábado (13), das 15h às 21h, a Feira Arte na Praça. Com a participação prevista de 43 artesãs, o evento será na Praça Júlio do Amaral Neto, que fica em frente ao Mercado Guanabara, na rua Valparaíso, próximo à avenida Higienópolis.

A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). O objetivo da ação é valorizar o saber, promover a geração de renda e fortalecer a autoestima das mulheres artesãs de Londrina.

Esta será a quinta edição do evento, e a primeira desde o início da pandemia de Covid-19. Inicialmente, a feira seria retomada no dia 23 de outubro, porém a atividade precisou ser adiada devido às fortes chuvas e tempestades que afetaram Londrina naquele final de semana.

A Feira Arte na Praça é destinada à exposição e venda de produtos exclusivamente feitos à mão, nas categorias artes visuais, decoração, vestuário, acessórios, cosméticos naturais e artesanato em geral, produzidos por artesãs/artesãos e artistas de Londrina. Entre os produtos que estarão à venda destacam-se bordados, saboaria, biojoias (feitas com elementos naturais), bijuterias, mesa posta, artes em madeira e em pedra, crochê e artesanato em geral.

A psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, frisou que a Secretaria tem como uma das áreas de atuação prestar apoio ao empreendedorismo feminino, dando suporte e visibilidade às ações que compõem este segmento. “É importante que iniciativas como a do Movimento de Economia Criativa consigam o apoio do poder público para desenvolver seus empreendimentos, tanto individuais quanto coletivos. Com o avanço da vacinação, as mulheres empreendedoras estão tendo a oportunidade de retomar suas atividades presenciais com mais segurança e, por meio da Feira na Praça, terão mais visibilidade aos seus produtos artesanais, podendo aumentar sua renda”, enfatizou.

Todos os protocolos sanitários e de segurança para o enfrentamento à pandemia serão respeitados. O local terá fornecimento de álcool em gel e demarcações para que o distanciamento social adequado seja mantido. Será obrigatório o uso de máscaras para visitantes e expositores, bem como uso de luvas para manipulação dos produtos.

A Feira Arte na Praça iniciou em novembro de 2019 e surgiu da necessidade dos artesãos apresentarem os seus trabalhos, aliada à ideia da ocupação dos espaços públicos. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil do Instagram da feira.