Cotidiano

Feira da Uva na Praça da Bandeira é prorrogada até 15 de fevereiro

31 jan 2022 às 21:34

A Feira da Uva, realizada pela Prefeitura de Londrina por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), ficará disponível até 15 de fevereiro na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira), enquanto no outro ponto de vendas, no estacionamento da prefeitura, o atendimento encerrará nesta segunda-feira (31), às 18h. A iniciativa faz parte do Projeto Feira de Produtos de Época, desenvolvido pela Diretoria de Abastecimento da SMAA em prol da agricultura familiar.

A feira, que ocorre anualmente durante a temporada de colheita, foi inaugurada no estacionamento da Prefeitura no dia 17 de dezembro. Recentemente, ampliou os pontos de venda, passando a comercializar as uvas na Praça da Bandeira, das 9h às 18h. De segunda a sexta-feira, o produtor Edson Salton vende uvas do tipo Niágara em caixas de um quilo. Atualmente, a venda de uma caixa está em promoção pelo valor de R$ 10,00.

O produtor e sua família também realizam vendas em sua chácara, a Vida Digna, localizada na Estrada Canaã, 903, na região da estrada do Limoeiro. Lá, as vendas acontecem todos os dias durante o ano todo, das 8h às 18h30. As uvas são comercializadas somente durante a época de colheita, porém os produtos derivados, como sucos e geleias, são vendidos continuamente.

A chácara Vida Digna conta com uma área de 18 mil m² de plantação, totalizando em torno de 3.500 parreiras. Destas, 3.000 são de uvas do tipo Niágara, e as demais são de outras variedades. A produção não chega a ser totalmente orgânica, porém é agroecológica, ou seja, não são utilizados herbicidas no cultivo. Os consumidores interessados na produção podem entrar em contato pelos telefones (43) 9 9998-0936/ 9 9943-6283 e pela página no Instagram, @uvasvidadigna.

Salton explicou que uma causa para a prorrogação da Feira da Uva foi o atraso de três semanas na colheita desta temporada. Normalmente, as colheitas começam a ser feitas no final de novembro. Este ano acabou tendo início na metade de dezembro e a previsão é de que se estenderá até meados de fevereiro.

Em relação ao ritmo das vendas, o produtor contou que elas oscilaram dentro do esperado, com um pico maior nas proximidades do Natal, uma leve queda na intensidade durante a virada do ano e um aumento ao longo do mês de janeiro.

Outros produtores rurais e locais que queiram participar do projeto Feira de Produtos de Época podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, pelo telefone 3372-4789. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.