Cotidiano

Fluxo de paraguaios que tentam ingressar em Ciudad del Este é constante

12 abr 2020 às 15:07

O fluxo de paraguaios que saem do Brasil e tentam ingressar em Ciudad del Este, fronteira com Foz do Iguaçu, aumenta a cada dia. Na madrugada de hoje, pelo menos 140 paraguaios chegaram à Ponte da Amizade, que liga os dois países. Eles estão aglomerados na passarela de pedestres sem poder entrar no país de origem, segundo a Marinha Paraguaia.

Os paraguaios chegaram antes das 6 horas carregando bagagens. Alguns saíram de São Paulo onde perderam o emprego em razão da pandemia do covid-19. A Marinha Paraguaia, responsável pela segurança da aduana de Ciudad del Este, presta assistência aos paraguaios cedendo comida e água.

Este não é o primeiro grupo que fica retido na passarela da Ponte da Amizade, onde foi instalado um portão para impedir a passagem de pedestres no sentido Brasil-Paraguai. Ontem, um grupo de 62 paraguaios que pernoitou no local durante duas noites foi encaminhado para um abrigo na aduana paraguaia. Dias antes, a passagem também foi liberada para um grupo de mulheres e crianças na mesma situação.

Aqueles que conseguem cruzar a fronteira são colocados em quarentena antes de serem liberados para voltar em casa.

A quarentena no Paraguai prossegue até dia 19 de abril. 

Com informações: H2FOZ