Em Cascavel, as instituições particulares de ensino estão em planejamento para o eventual retorno às atividades. Escolas e universidades privadas analisam as medidas das autoridades sanitárias e dialogam com pais e estudantes.
Em uma das universidades particulares, o silêncio nas salas de aula reina há cerca de 40 dias. Os mais de 2.500 alunos e 100 professores esvaziaram os prédios pra ter aulas totalmente online.
Na esteira da abertura do comércio, as instituições privadas de ensino também passam a se preparar pra uma possível retomada gradativa das atividades. Ainda que não tenham autonomia pra determinar a volta as aulas, as universidades tem planos estratégicos. Nas salas, só 30% dos alunos participariam, intercalando mesas. Atividades só com máscaras, e grupos de risco ficariam em casa.
Além das universidades, as escolas particulares também avaliam a possibilidade de retorno às aulas. O Sindicato das Escolas Particulares de Cascavel fez um levantamento que aponta: 55% dos pais gostariam que os filhos voltassem para as salas de ensino.