Todos os locais
Todos os locais
Cotidiano

Londrina realiza 4ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa

15 nov 2021 às 16:02
Por: Redação Tarobá News

A Secretaria Municipal de Educação (SME), o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e o Movimento Pela Paz e Não-Violência – Londrina Pazeando vão promover a 4ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa, a partir da próxima terça-feira (16).

Criada para divulgar e consolidar os princípios e ações da justiça restaurativa, a iniciativa acontece no mundo todo, sempre durante a terceira semana do mês de novembro. Em Londrina, ela teve início com a implantação da “Lei da semana da Justiça Restaurativa”, em dezembro de 2017. Assim, durante a semana, serão realizadas diversas ações, de diferentes campos de atuação, sendo a maioria voltada ao mundo do Direito. Entre os acontecimentos, haverá encontros virtuais e presenciais. Os interessados em participar podem se inscrever pela internet, clicando aqui. As ações são abertas ao público e o cronograma completo está no site do evento.

Programação

O evento de abertura será a entrega do livro impresso do Londrina Pazeando aos autores. Ela acontecerá às 10h, na Unicesumar, que fica na Avenida Santa Mônica, 450. Quem quiser conhecer o livro digital pode acessar aqui. No mesmo dia, terça-feira (16), às 14h30, será entregue uma menção honrosa à juíza da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Londrina, Claudia Catafesta, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A honraria vai homenagear o trabalho desenvolvido pela magistrada, por meio da Justiça Restaurativa.

Já às 15h, os profissionais da assistência social e acadêmicos da área poderão participar dos círculos restaurativos nos serviços de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O objetivo do encontro é debater a importância desse ferramenta nas ações desenvolvidas pela política de assistência social no município, assim como as políticas públicas do segmento e os relatos das experiências daqueles que já fizeram uso desse método. Para participar é preciso acessar o link: https://meet.google.com/sis-qoqr-hcn.

Outras notícias

Os fios de cabelo também sofrem com o clima seco?

A importância do financiamento na hora de adquirir um imóvel

Veja como um lustre pendente pode ser a estrela da sua sala!

Quarta-feira

Na quarta-feira (17), às 8h, os professores mediadores do Programa VIDA vão apresentar as experiências que tiveram com a sua aplicação na Secretaria Municipal de Educação. O Programa surgiu no início de 2020, quando realizou mais de 25 círculos de diálogo com as crianças, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professores e funcionários da educação.

A intenção foi ensinar que existem várias maneiras de se solucionar um conflito sem a utilização de violência (seja ela física, psicológica ou moral). Por isso, os participantes são estimulados a conversarem sobre o que os aborrecem, fatos ou falas que levaram a um desentendimento, uma ofensa, briga ou outro tipo de conflito. “Nas escolas municipais, nós temos o Programa VIDA, que está ligado diretamente à Justiça Restaurativa, através dos círculos de diálogos que realizamos para professores, servidores, alunos e até mesmo para comunidade escola. Ele tem ajudado muito na resolução de conflitos”, citou a responsável por projetos pedagógicos e eventos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro.

Ainda na quarta-feira (17), às 19h, haverá uma apresentação do projeto de extensão Restaurando Londrina, da UniFil, com participação da Profa. Dra. Cristina Rego de Oliveira. O projeto, idealizado em 2014 por docentes e alunos dos cursos de Psicologia, Direito e Teologia da Unifil, visa capacitar futuros profissionais para uma visão conciliadora e pacificadora, por meio da justiça restaurativa.

Quinta-feira 

Na quinta-feira (18), a partir das 9h, será realizado o “Café com Conselho Tutelar”. Uma ação em comemoração ao dia do conselheiro tutelar e ao aniversário de um ano do projeto CORRE em família. Este último trabalha com as famílias atendidas pelo conselho tutelar e utiliza a metodologia dos círculos de diálogos, proporcionando momentos de reflexão em comunidade, acolhendo e fortalecendo as famílias.

No mesmo dia, às 10h, ocorrerá o debate “Ministério Público: MP/PR Restaurativo”, com a presença do Promotor de Justiça, Willian Lira, e do assessor jurídico, Mário Fischer, ambos do Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição do Ministério Publico do Paraná (Nupia/MPPR). A reunião virtual poderá ser acessada pelo link:  https://meet.google.com/wbm-bqsp-sgi.

No período da noite, às 19h, será realizada uma roda de diálogo sobre liberdade religiosa. O evento presencial será aberto ao público e acontecerá na Rua Belo Horizonte, 1.236.

Sexta-feira 

Já na sexta-feira (19), último dia de atividades da semana, a partir das 9h, ocorrerá o evento presencial de comemoração do aniversário do Programa CORRE, onde será contada a sua história. A celebração será na Guarda Mirim de Londrina, que fica na Rua Orestes Medeiros Pulim, 94.

Às 14h, será realizado o Clube de Leitura – Quarto de Despejo, restrito aos adolescentes em conflito com a lei e à comunidade socioeducativa. Por fim, às 20h, acontecerá o evento de encerramento com uma live mediada por Luis Claudio Galhardi, Carla Cordeiro e Andrea Militão, contendo com 40 lideranças de Londrina e de outras cidades.

O que é justiça restaurativa – Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Justiça Restaurativa é “um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, que visa à conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato são solucionados de modo estruturado”.

Trazendo para uma linguagem mais simples, ela é uma técnica de solução de conflito, que se orienta pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas. Ou seja, busca retirar o estigma da punição e resolver os conflitos, trazendo satisfação a todas as partes.

Segundo o gestor administrativo do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, a justiça restaurativa é um movimento crescente, que permeia vários grupos e instituições. “Ações pautadas no diálogo cresceram muito. Cada vez mais pessoas aderem à justiça restaurativa no trabalho e no modo restaurativo de resolver conflitos, que é uma construção da cultura de paz nas relações sociais. A programação da 4ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa reflete bem isso: o fato de todos estarem juntos neste momento”, destacou Galhardi.

Veja também

Relacionadas

Vitrine Revista
Imagem de destaque

Dia do Cachorro Quente: veja variações e receitas

Vitrine Revista
Imagem de destaque

07 de setembro: o papel das mulheres na independência do Brasil

Vitrine Revista

O vício em redes sociais pode afetar sua saúde mental?

Tarobá Cidade

Câncer de intestino: prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem é morto com facada no pescoço em Londrina; irmão é o principal suspeito

Cidade
Londrina e região

Enteado e padrasto comerciantes ficam feridos após recusarem troca de refrigerante

Cidade
Londrina e região

Incêndio de grandes proporções atinge frigorífico em Joaquim Távora

Cidade
Londrina e região

Mulher fica em estado grave após bater em poste na zona norte de Londrina

Cidade
Cascavel e região

"Domingo vou na missa", diz homem à imagem de santa minutos antes de ser morto em Cascavel

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.