Cotidiano

Londrina registra 11 incêndios em veículos somente em janeiro

25 jan 2022 às 21:06

Com certa frequência, encontramos pelas ruas e avenidas carros completamente destruídos pelo fogo. Somente no mês de janeiro, foram 11 ocorrências registradas no Corpo de Bombeiros de Londrina, praticamente um a cada 48 horas. Caso o incêndio tenha sido ocasionado por falta de manutenção no veículo - tido como uma das principais causas, o proprietário está cometendo uma infração grave que acarreta perda de pontos na carteira de habilitação e multa.

Um veículo malconservado coloca em risco todo mundo no trânsito. “No caso do veículo publicar patrimônio público ou de terceiros, o proprietário pode ser responsabilizado sim pelo prejuízo”, explica o advogado Fábio Paleari.

Quando se deixa de realizar a manutenção de forma adequada, está se colocando a própria vida e a dos demais usuários da via em risco. “No caso de mortes, estamos falando na esfera criminal, de uma situação que acaba agredindo outra pessoa, pode se tratar de lesões corporais ou até mesmo homicídio culposo”, afirma o advogado.

É importante ressaltar que as causas que levam os veículos a serem consumidos pelas chamas são as mais variadas, desde problemas mecânicos até fatores externos. Pode ser o vazamento de combustível, uma pane elétrica, problemas com sistema de arrefecimento do motor, entre outros. Nos incêndios registrados em Londrina, ninguém ficou ferido. “A manutenção preventiva é sempre a melhor opção”, finaliza o advogado.