Londrina será palco de uma manifestação contra a morte de um homem negro de 40 anos por seguranças de uma unidade da rede Carrefour em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
O ato está marcado para esta sexta-feira (20) às 20h em frente à unidade da rede, localizada em um shopping da cidade.
A gestora de Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, Fátima Beraldo, informou que a manifestação é uma ação conjunta das entidades ligadas ao movimento negro e outros movimentos sociais de Londrina.
"O ato está sendo convocado pelo povo negro de Londrina, não está sendo chamado por nem uma entidade em especial, mas por uma necessidade e indignação de tanta violência contra o povo negro", afirmou.
VEJA MAIS: Vídeo: homem morre após ser agredido por seguranças do Carrefour no RS
"É a população londrinense, não só a negra, mas todo povo que não mais aceita a situação de violência que tem se abatido sobre a pessoa negra. É o povo indignado vítima da violação de direitos e do descaso se levantando", completou.
Violência e racismo
Um vídeo mostrou o momento em que João Alberto Silveira Freitas é agredido pelos seguranças, antes de morrer, no lado de fora do Carrefour em Porto Alegre. O caso aconteceu na noite desta quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra.