O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), divulgou na tarde desta quinta-feira (15), o boletim com os dados atualizados de casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19), no Estado.
De acordo com os novos números a cidade de Toledo segue com 01 caso confirmado e tem mais 15 casos em investigação. Ontem (16), eram 18 os casos investigados.
Dados de Toledo em 16/04/2020
Casos notificados: 89
Casos descartados: 73
Casos confirmados: 01
Casos em investigação: 15
Toledo ainda tem mais um caso da Covid-19 que já é tratado como confirmado, mas ainda não foi notificado pela Sesa. O caso é de um médico, residente em Cascavel, mas que trabalha na rede municipal de saúde de Toledo. Ele sentiu os primeiros sintomas da doença no dia 05 de abril e teve a Covid-19 confirmada no último domingo 12. O paciente foi afastado da rede municipal de saúde e encontra-se em isolamento domiciliar. O seu estado de saúde é bom.
Estado dos pacientes
O paciente que teve a Covid-19 confirmada em Toledo é um homem de 55 anos. Ele sentiu os primeiros sintomas da doença no mês de março, após de voltar de uma viagem ao Estado do Mato Grosso, onde acredita-se que ele tenha contraído a doença. O paciente realizou o exame no dia 03 de abril e teve a confirmação para o novo Coronavírus no dia 07 de abril. Ele encontra-se em isolamento domiciliar e o seu estado de saúde é muito bom. Os órgãos de saúde do município acompanham o caso diariamente e este paciente deve ser liberado do isolamento nos próximos dias.
Durante boletim informativo realizado na tarde desta quarta-feira (15), o médico e porta-voz do Comitê Operacional de Emergência (COE), Dr. Fernando Pedrotti, esclareceu uma dúvida de muitos dos moradores de Toledo. Na última terça-feira 14, foi veiculada uma informação de que 11 pessoas já teriam quebrado o isolamento domiciliar em Toledo, quando naquele momento o município apresentava apenas um caso suspeito da doença.
“Nós sempre teremos mais pessoas em isolamento domiciliar do que casos suspeitos. Isso acontece pois todos aqueles que moram com um paciente suspeito de ter contraído a Covid-19 também tem de ficar em isolamento, uma vez que tiveram contato com essa pessoa. No entanto só entrarão nas estatísticas de casos suspeitos se apresentarem algum dos sintomas da doença”, informou o médico.
O médico ainda lembra que alguns dos pacientes tem a suspeita de terem contraído síndrome respiratória aguda grave, no entanto precisam ficar em isolamento para proteger a sua família e a toda comunidade.
Dr. Fernando Pedrotti, complementa ressaltando que todos os casos suspeitos para o novo Coronavírus são notificados imediatamente. “Assim que identificamos um paciente suspeito para a Covid-19, notificamos esse caso imediatamente. Ou seja não temos nenhum caso suspeito que não foi notificado”, afirmou.
Fonte: Toledo News