Cotidiano

Moradores do interior de Toledo reclamam de lixão a céu aberto

05 mai 2020 às 17:26

Nos últimos dias a redação do Toledo News recebeu por parte de um internauta, uma denúncia de um lixão a céu aberto, na região de Linha Marreco. As imagens recebidas mostram uma situação lamentável, com grande quantidade de lixo jogado em uma estrada rural.

São fogões, geladeiras, latas, cadeiras, garrafas, plásticos, vidros e até bicicletas, jogados no local. Além disso muitos recipientes têm acumulado água e estão servindo como criadouro para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O que preocupa muito, visto o atual cenário do município de Toledo, que enfrenta no momento uma das mais severas epidemias de dengue de sua história.

Um morador da região de Linha Marreco e que fez a denúncia do ‘Lixão a céu aberto’, relata que a situação tem ocorrido há um bom tempo e é motivo de indignação por parte da população. 

“Essa é uma situação complicada e que já ocorre há alguns meses. Um verdadeiro descaso, mesmo em um momento em que estamos vivendo uma epidemia de dengue e enfrentamos várias outras doenças. Muitas pessoas não têm consciência e tratam o meio ambiente sem o mínimo cuidado. Essa situação faz com que a gente não possa passar pelo local, por conta do mau cheiro e da grande quantidade de mosquitos e outros insetos”, informou o morador.

A situação é apontada em um momento em que a cidade de Toledo vive uma situação crítica em relação a epidemia de dengue, contando com 4.488 casos notificados de dengue, sendo 4.104 casos autóctones (Contraídos no município), 62 casos importados de outras localidades, 302 casos descartados e mais 20 casos aguardam resultado. Toledo ainda possuí três óbitos em decorrência da dengue. Os óbitos foram de uma mulher de 80 anos, de um homem de 88 anos e de um senhor de 96 anos.

Notificação da Prefeitura

Em contato com a Prefeitura do município de Toledo, o secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Neudi Mosconi, informou que a Secretaria foi notificada a respeito da situação na última semana e já identificou e notificou o responsável por estar descartando o lixo no local.

De acordo com o secretário um Ferro Velho da região do Jardim Coopagro estaria descartando o material na Linha Marreco e os responsáveis pelo estabelecimento tem até o final da próxima semana para retirar o lixo do local.

Caso a empresa não efetue a retirada do material até a data estipulada a Prefeitura irá se responsabilizar pelo descarte adequado dos resíduos. O secretário, Neudi Mosconi, salienta que a situação é desanimadora.

“É uma situação lamentável! Eu estive no local na última semana e já passei as informações para os nossos fiscais. Infelizmente nós não podemos fazer nada agora e temos de esperar que os responsáveis efetuem a retirada dos resíduos até a semana que vem. Caso isso não ocorra a equipe da Secretaria de Meio Ambiente se responsabilizará por retirar os materiais do local e em seguida iremos repassar os resíduos para a Associação de Catadores de materiais reciclados de Toledo”, informou o secretário.

Por fim, Neudi Mosconi, reforçou que os responsáveis pelo descarte inadequado dos resíduos foram notificados. “É importante informar a população, que assim que fomos informados dessa situação, fomos até o local, identificamos e notificamos os responsáveis. É uma atitude totalmente inadequada, ainda mais no momento atual, em que estamos sofrendo com vários problemas em decorrência da epidemia de dengue”, ponderou.

Com informações: Toledo News