Cotidiano

Paraguaios seguem tentando entrar no país pela Ponte da Amizade

14 abr 2020 às 08:43

A situação dos paraguaios na fronteira, que tentam voltar pro país de origem, parece estar longe de ter uma decisão definitiva do Governo. Um grupo de mais de 200 paraguaios seguem tentando entrar no pais pela Ponte Internacional da Amizade.

Na tarde dessa segunda-feira o grupo de paraguaios invadiu a área de veículos da Ponte internacional da amizade, como uma forma de protesto. As forças armadas do Paraguai formaram uma espécie de barreira. 

Durante o final o final de semana,, chegaram mais de 100 paraguaios, vindos de São Paulo. Todos perderam os empregos por conta da pandemia do coronavírus. Vieram acreditando que conseguiriam voltar pras famílias, mas a situação que encontraram por aqui, foi bem diferente. 

No total hoje, são 203 paraguaios que tentam ser repatriados. 87 mulheres e crianças foram encaminhadas pra um albergue improvisado em Ciudad del Leste, cidade paraguaia que faz fronteira com Foz do Iguaçu, no Brasil.

Outros 116 são homens, que ainda não conseguiram atravessar a Aduana. Seguem dormindo na ponte, onde foram instalados banheiros químicos. Há cinco dias o Governo paraguaio instalou uma espécie de portão de ferro bloqueando a entrada de pedestres.