Cotidiano

Prefeitura ainda busca acordo com o MP sobre situação do comércio

05 mai 2020 às 19:39

A Prefeitura de Londrina ainda busca um acordo com o Ministério Público (MP) sobre a situação do comércio na cidade. Mesmo após conversas com a promotora Suzana de Lacerda na tarde do último domingo (3), o decreto publicado na segunda-feira (4), que permitiu a continuidade das atividades dos comerciantes com diversas restrições, foi assinado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) sem nenhum acordo com o MP. 

Questionado pela reportagem da Tarobá, o Núcleo de Comunicação da prefeitura frisou que os decretos são de responsabilidade e decisão exclusivas da administração municipal. Ainda ressaltou que as medidas foram tomadas estritamente em acordo com as orientações técnicas do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp), formado por diversos profissionais de saúde que avaliam diariamente a situação da pandemia do coronavírus na cidade. 

A prefeitura deixou claro ainda em que "pese não ter se concretizado até o momento  uma composição com o MP, a prefeitura acredita na possibilidade de entendimento". A promotora preferiu não gravar entrevista no momento. 

O MP sugeriu que a desembargadora relatora Maria Aparecida Blanco de Lima, da 4º Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ), responsável pela decisão judicial, aplique multa à prefeitura após a flexibilização do isolamento social.