Cotidiano

Prefeitura apreende produtos hospitalares para manter estoque durante combate ao coronavírus

23 mar 2020 às 16:10

A prefeitura de Londrina foi até distribuidoras de materiais hospitalares na região para apreender itens essenciais ao combate ao coronavírus. O objetivo é garantir estoque mínimo no período de alta demanda dos serviços municipais de saúde. 

Foram requisitados administrativamente itens descartáveis como óculos, luvas, máscaras, aventais, além de álcool gel. As operações foram realizadas neste sábado e nesta segunda-feira (23) e contaram com a participação da Guarda Municipal.

Segundo afirmou o secretário de Gestão Pública Fábio Cavazotti em entrevista coletiva nesta segunda-feira (23), o Município tem a prerrogativa legal de fazer a requisição administrativa, diante do alto consumo de insumos pela rede municipal de saúde.

“A requisição de material é bastante extrema, mas compatível com o momento. Na ausência de materiais disponíveis, usamos as prerrogativas que o poder público tem”, afirmou.

Segundo ele, após a apreensão dos produtos, serão realizados os pagamentos baseados no valor de mercado praticado nos últimos 12 meses. “Todos os produtos vão ser pagos, desde que não seja um valor absurdo fora de mercado”.

Ainda segundo Cavazotti, os empresários têm compreendido a necessidade da apreensão dos materiais e não se opuseram à medida. “Não existe nenhum tipo de autuação ou fiscalização”, completou. 

A prefeitura ainda convocou os empresários que tenham condições de produzir insumos para a área da saúde a entrarem em contato através do (43) 3372-4383, para que façam a venda dos materiais. “Mesmo aqueles que não têm pronta entrega”, destacou Cavazotti.