Cotidiano

Prefeitura cria força tarefa para fiscalizar e orientar o comércio local

07 abr 2020 às 16:06

A Prefeitura do município de Toledo criou uma força tarefa que será responsável pela fiscalização do comércio local, durante a reabertura dos estabelecimentos comerciais nesse momento de crise causada pela pandemia mundial do novo Coronavírus (Covid-19).

A força tarefa será composta por equipes da Guarda Municipal (GM), Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, Defesa Civil, secretários, diretores, coordenadores e servidores municipais.

A intenção das equipes de fiscalização é buscar saber se o comércio local está atendendo as medidas de higiene e distanciamento das pessoas nesse momento de pandemia. A ideia é orientar os estabelecimentos que não estão procedendo corretamente, com informações pertinentes para que os seus funcionários e clientes estejam seguros. Os estabelecimentos que forem reincidentes e não cumprirem as determinações poderão ser multados.

O secretário da Fazenda, Balnei Rotta, destaca que a fiscalização tem como objetivo central a orientação e salienta que com a colaboração de todos o comércio local se manterá aberto. “Essa é uma ação de orientação e que pretende ajudar os nossos empresários nesse momento complicado. Se todos fizerem a sua parte, nós poderemos manter o nosso comércio aberto neste período e o nosso município sofrerá menos com o avanço do Covid-19”, destacou o secretário.

Todos os agentes responsáveis pela fiscalização terão em mãos um formulário, com as normas estipuladas pelo decreto municipal Nº 772/2020, que determinou a reabertura do comércio toledano. Os estabelecimentos comerciais do município ficaram fechados por 16 dias entre 20 de março e 05 de abril.

Balnei Rotta, também pediu para que a população colabore com os comerciantes neste período de restrições no comércio. “No momento o comércio tem que atender com uma série de restrições. Os comerciantes não têm culpa disso estar acontecendo e nós como população devemos ajudar nesse momento, acatando as orientações e também saindo de casa só quando necessário”, ponderou.

A fiscalização ainda conta com a colaboração dos servidores municipais das secretarias de Esportes e Lazer, Cultura e Juventude. As três secretarias tiveram boa parte de suas atividades paralisadas para evitar aglomerações durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus.

O decreto Nº 772/2020 determinou a reabertura do comércio de Toledo, mas algumas atividades que podem gerar maiores aglomerações seguem suspensas até o dia 19 de abril. As principais atividades que continuam suspensas são as seguintes clubes; piscinas; associações recreativas e afins; casas noturnas; pubs; lounges; tabacarias; boates; cinemas; teatros e similares; academias de ginástica e musculação; centros da juventude; centros esportivos e culturais e centros de revitalização da terceira idade (Certi); parques infantis; praças públicas; quadras e campos esportivos; playgrounds; salões de festa; centros de eventos e demais espaços destinados para a realização de festas e eventos. 

Com informações: Toledo News