Cotidiano

Prefeitura de Curitiba decide reabrir comércio da cidade ainda nesta semana

15 abr 2020 às 18:54

A Prefeitura de Curitiba deve publicar nesta quinta-feira (16) novas normas que permitem a abertura do comércio da Capital a partir da sexta-feira (17). O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca, nesta quarta-feira (15), quando lançava o programa Anjos da Saúde, que amplia os cuidados com a população idosa. 

Segundo o prefeito, as normas fazem parte de uma resolução publicada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica, que acompanha os casos de coronavírus na cidade. A resolução é um compromisso de responsabilidade pública de saúde que devem ser seguidas por todos que queiram reabrir seus negócios, com medidas iguais às adotadas no Mercado Municipal, com restrições e cuidados para evitar aglomerações. 

"Os comerciantes devem entender que abrir uma loja é estabelecer corresponsabilidade comunitária para todos da sociedade. É preciso que o comerciante entenda que além do dinheiro ou do ganho econômico existe um grande dever com a vida de todos. Circula na internet o testemunho do herdeiro do Banco Santander que perdeu seu pai, que não levou nem um centavo de toda a grande fortuna de sua família. É muito importante fazer valer a vida, a vida verdadeira. E a vida, que também é a arte do encontro, permite com inteligência, responsabilidade social, distanciamento, o funcionamento da cidade.", disse o prefeito.

"As normas passam a valer a partir da próxima sexta-feira e amanhã serão publicadas no Diário Ocial, valendo enquanto os índices da doença se mantiverem sob controle. Vamos nos organizar contra morte mantendo distanciamento social, todo mundo lavando as mãos e usando máscara", declarou o prefeito. "Idosos não devem sair à rua, nem imunodeprimidos e outros grupos de risco", continuou o político. 'Nos desobedeceram', diz prefeito sobre fechamento.

Em sua fala, Greca também tratou de voltar a armar que a Prefeitura de Curitiba nunca determinou o fechamento do comércio na cidade. "Fecharam porque quiseram no tempo da hashtag #fechatudo, moda no Facebook. Nós até achávamos que devia manter aberto mais um tempo, para que não fosse muito longo o período de fechamento, mas nos desobedeceram e aí a cidade viveu uma provação."

Fonte: Bem Paraná