A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu recebeu nessa semana, aparelhos de oftalmologia, os equipamentos foram recuperados pela Polícia Civil, eles haviam desaparecido e estavam com uma empresa particular que prestava serviços ao município em 2015.
Os equipamentos que foram desviados há cerca de quatro anos, já foram entregues à prefeitura, eles devem passar em breve por uma vistoria técnica e depois serão destinados ao centro de especialidades médicas.
As investigações foram feitas pelo Núcleo de Combate à Corrupção da Polícia Civil e começou em 2016, no total doze equipamentos foram desviados e seis deles já foram recuperados em três estados diferentes, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O valor corrigido de mercado chega aos R$ 300 mil.
A Polícia Civil já apresento inquérito do caso ao ministério público que tem prazo de duas semanas pra analisar o caso. A operação indiciou quatro pessoas pelos crimes de furto e peculato, que é o uso de recurso público pra proveito próprio. Entre os acusados estão empresários e o secretário de saúde da época.
Confira a reportagem de Diego Canci.