Cotidiano

Projeto "Fronteira Tech" está em fase de teste na aduana

24 fev 2020 às 13:04

O projeto "Fronteira Tech" está em fase de testes na aduana brasileira da ponte internacional da amizade. Muitos fugitivos da justiça podem ser capturados por cona da tecnologia avançada utilizada neste mecanismo.

A aduana da ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, começou em dezembro a testar câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e de identificação de placas de veículos. De acordo com a Receita Federal, 70 equipamentos foram instalados pra teste no local.

30 câmeras de alta definição já estão funcionando para testar os equipamentos na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O projeto será inaugurado oficialmente na segunda-feira (16).

De acordo com a Receita Federal, o sistema deve ajudar a combater o crime, identificando pessoas suspeitas e veículos que possuem alertas de furto ou roubo.

O sistema digitaliza os rostos das pessoas filmadas pelas câmeras e cruza as imagens com um banco de dados. Os veículos que passam pela aduana também são contados.

O Governo Federal investiu no programa cerca de R$ 5 milhões. A iniciativa faz parte do projeto cidades inteligentes, comandado pela agência brasileira de desenvolvimento industrial (ABDI), que é ligada ao ministério da economia.

Reportagem Junior Rocha