Cotidiano

Sanduíche venenoso? Duas pessoas morrem e 17 são hospitalizadas após consumo do alimento

13 ago 2025 às 16:53

Duas pessoas morreram e outras 17 foram hospitalizadas após consumirem um sanduíche de brócolis com linguiça, vendido por um food truck na cidade de Diamante, na Itália. Conforme a imprensa italiana, as vítimas fatais são o músico e artista Luigi Di Sarno, de 52 anos, e Tamara D'Acunto, de 45. Os dois faleceram no dia 6 de agosto.


Tamara D’Acunto foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu após consumir o alimento. Na mesma semana, Luigi Di Sarno também morreu após comer o mesmo tipo de sanduíche, adquirido em um food truck localizado no sudoeste italiano.


As autoridades italianas suspeitam de intoxicação por botulismo, devido aos sintomas apresentados. No entanto, os resultados das autópsias, iniciadas na terça-feira (12), ainda são aguardados para confirmação oficial.


Segundo a imprensa internacional, outras 14 pessoas, incluindo dois adolescentes, foram hospitalizadas com sintomas de intoxicação alimentar entre 24 e 48 horas após o consumo do lanche.


O food truck foi interditado, e os produtos foram apreendidos pela Vigilância Sanitária. A suspeita é que a contaminação tenha se originado em um lote de brócolis em conserva, usado no preparo dos alimentos. O caso será investigado pelo Ministério Público italiano, que busca identificar a origem da contaminação.


Além da apuração no local, nove funcionários do food truck estão sendo investigados. Outros cinco profissionais de saúde, que atuam em dois hospitais na região de Cosenza, também são alvo da investigação. A acusação é de que não teriam agido com a rapidez necessária para identificar e tratar a intoxicação por botulismo.

Botulismo

O botulismo é uma doença grave e potencialmente fatal, causada pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria produz uma toxina que pode afetar o sistema nervoso e causar paralisia muscular. Os sintomas incluem dificuldade para engolir, visão turva, além de sensação de cansaço ou fraqueza generalizada. O botulismo pode ocorrer por meio da ingestão de alimentos contaminados, como alimentos mal conservados ou mal cozidos, especialmente produtos enlatados ou em conserva, além de feridas infectadas e ingestão de esporos da bactéria.