Cotidiano

Sem máscara, cidadão pode 'pagar' serviço comunitário

27 abr 2020 às 14:28

Quem não usar máscaras em locais públicos e estabelecimentos de comerciais poderá ser punido em Ponta Grossa. O decreto municipal assinado pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) passa a valer a partir desta segunda-feira (27) e prevê que, quem não utilizar máscaras, poderá ser obrigado a prestar serviços comunitários como forma de punição ao desrespeito à legislação. 

A medida conta no decreto 17.258/2020, publicado no último dia 22 e que também autorizou a reabertura de shoppings, academias e igrejas. Embora o documento assinado pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) destaque que, num primeiro momento, essa obrigatoriedade terá apenas caráter educativo pedagógico.

O objetivo é garantir que a população se proteja e que o comércio da cidade possa continuar aberto nas próximas semanas, seguindo o plano de retomada gradual das atividades econômicas na cidade. “Nessa primeira semana já vamos começar a colocar as punições, uma delas vai ser a prestação de serviço comunitário, tanto na assistência social como também em hospitais e unidades de saúde”, disse Rangel. 

A princípio, agentes públicos farão a fiscalização nas vias mais movimentadas da cidade, sempre orientando quem não estiver com a máscara a fazer o uso do equipamento de proteção individual para evitar a propagação do novo coronavírus.

Com informações: ARede