Cotidiano

Servidora cria cartilha sobre cuidados com idosos durante a pandemia

14 mai 2020 às 15:34

Os idosos estão entre os grupos mais propensos a ter complicações com a Covid-19. Neste momento de isolamento social, eles precisam ainda mais de proteção, mas também de muito apoio e acolhimento. 

Pensando em como orientar as famílias e a sociedade sobre como auxiliar nos cuidados com a pessoa idosa, a psicóloga Thailine Woicolesco, servidora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), desenvolveu uma cartilha sobre como ajudar esse grupo de risco nas principais situações vivenciadas neste momento. O material  está disponível para download no site da prefeitura (www.amn.foz.br)

A iniciativa surgiu a partir da experiência da psicóloga com a realidade dos idosos. “Como psicóloga social no CREAS, atendo especificamente o público idoso em situação de violações de direito e risco, e desde o início da pandemia tenho buscado me atualizar e refletir sobre as estratégias de cuidado adaptadas a este momento e a esta população para prevenir que o número de idosos em situação de risco aumente”, contou Thailine. 


Orientações

Entre as dicas estão o acesso à informação de qualidade, apoio emocional, uso das tecnologias e como auxiliá-los em atividades cotidianas. O material também aborda sobre os possíveis casos de violação de direitos com a disponibilização dos números para denúncias, pois através delas os órgãos de proteção são acionados e realizam o atendimento a esta população. 

Todas as orientações são transmitidas de forma objetiva e simples e tem como base as recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde. 

A intenção é alcançar tanto o público que está provendo os cuidados, quanto as pessoas que não possuem contato direto com algum idoso, mas que podem, a partir da leitura, se conscientizar da importância do auxílio e criar oportunidades para prover o cuidado a algum idoso que esteja precisando, seja ele um vizinho ou uma pessoa desconhecida”, comentou a psicóloga. 

De acordo com Thailine, é fundamental ter um olhar atento para estes detalhes e conscientizar a população em geral da importância dos cuidados aos idosos, especialmente aqueles que vivem sozinhos. “Eles estão mais propensos a acreditar em fake news, possuem uma idade mais avançada e precisam de auxílio em suas atividades diárias”, explicou.


Risco

O material reforça a importância de denúncia de violações contra os idosos com a divulgação do Disque 100 e do 0800451407. De acordo com dados do serviço, o número de situações de violação de direito contra os idosos aumenta a cada dia no município. 

Somente no ano de 2019, foram atendidos 99 idosos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), realizando o apoio, orientação e acompanhamento das famílias, na perspectiva da proteção social. 

As principais demandas atendidas se deram devido às situações de Abandono e Violência física, psicológica e negligência contra os idosos. Fatores como residir sozinho (76%), ter mais de 70 anos (64%), e receberem até R$ 998,00 (85%), também prevaleceram neste público e influenciam para que os idosos vivenciem alguma situação de risco.

ASSESSORIA