Cotidiano

Sucos, vitaminas e caldo de cana: sabores espalhados em Londrina

29 dez 2021 às 19:22

Se tem uma palavra que define Vitagipe, essa palavra é “tradição”! Desde 1967, a combinação de pastel e vitamina faz parte da história e do paladar de muitos londrinenses. O estabelecimento é um negócio de família. 

Em fevereiro, ficou moderninho, ganhou uma nova “roupagem”, letreiro em neon, azulejo novo, e passou a aceitar cartão de crédito. No resto continua igualzinho. Até o som ambiente, com os pedidos que vão sendo anunciados do caixa.

Para dar conta de atender todo mundo, tem que ter habilidade e memória!

Agora, se tem uma coisa que não muda mesmo, é o sabor da famosa vitamina!  verdinha, geladinha…receita de família!

Entre os ingredientes estão o abacate, a maçã e a banana, mas é claro, tem aquele segredinho que ninguém se atreve a revelar.

Quem prova a vitamina vira freguês! E é na clientela que talvez a gente encontre a explicação sobre o que faz dela tão irresistível. Cada copo, cada gotinha, vem com um gostinho de memória afetiva. Um casal já morou em Londrina na juventude e hoje vive em Maringá sempre que volta pra cá, dão uma passadinha na Vitagipe.

O cabelereiro,  Lincon Tramontini,  é cliente há quarenta anos! Frequentar a Vitagipe faz ele lembrar da adolescência, quando trabalhava com o tio.

E por falar em memória, se tem um lugar que tem nostalgia, saudades, e lembranças é a rodoviária. Todos os dias é gente que vai embora, é gente volta, deixando um pouquinho de si e levando um pouquinho dos outros pelos caminhos da vida.

E lá na rodoviária tem um cantinho que é capaz de traduzir tudo isso em sabores é o “Renato Casa de Sucos”. E mais do que isso, convida o cliente para uma viagem pelos sentidos. Começa pela visão, com as frutas fresquinhas expostas aos olhos dos freguês, como se fosse uma quitanda,  depois pelo cheiro, uma profusão de aromas exalados por cada uma delas.

E é claro, termina pelo paladar! E tem para todos os gostos. São cerca de 70 opções de sucos e vitaminas.

A combinação mais pedida é a de morango com  framboesa, que vem com um toque de leite condensado. O cliente também tem a opção de escolher quais frutas ele quer.

O trabalho dos funcionários e dos liquidificadores é incessante. A rotina se repete há mais de 30 anos. Tudo para atender aos clientes que são incontáveis. Parte são passageiros, que acabaram de desembarcar, mas muitos deles são antigos frequentadores que já possuem destino certo quando querem tomar um bom suco.

Às margens do Igapó muita gente também aproveita para matar a sede com uma boa garapa e bons momentos com amigos e a família. Quem passa pelo lago um pode observar vários carrinhos que oferecem o produto.