Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cotidiano

TCE-PR determina que Maringá acabe com banco de horas para servidores

18 jul 2019 às 14:44
Por: Redação Tarobá News

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou ao Município de Maringá que revogue, no prazo de 30 dias, sete artigos (do número 23 ao 29) do Decreto nº 929/2018, que instituem banco de horas para os servidores municipais. O prazo para o cumprimento da decisão passará a contar após o trânsito em julgado do processo, no qual cabe recurso.

O Tribunal ainda multou o prefeito de Maringá, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas (gestões 2016-2020), em 40 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Paraná (UPF-PR), que em julho vale R$ 103,99. A sanção corresponde a R$ 4.159,60 para pagamento nesse mês.

 A decisão foi tomada no processo em que os conselheiros julgaram procedente Denúncia recebida pelo Tribunal, na qual cidadão noticiou possíveis irregularidades no Decreto 929/18, que instituiu banco de horas para os servidores municipais com vigência a partir de 1° de outubro de 2018. O Tribunal já havia homologado, em 26 de setembro do ano passado, medida cautelar que suspendera a implantação do sistema de banco de horas. A liminar foi expedida pelo relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, em 21 de setembro de 2018.

No julgamento do mérito do processo, a Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do TCE-PR opinou pela procedência da denúncia, para que fossem revogados os artigos 23 a 29 do Decreto 239/18. O Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR) concordou com a unidade técnica.

Bonilha ressaltou que o município criou banco de horas no âmbito do Executivo Municipal sem que houvesse previsão legal para tanto, em afronta ao princípio da legalidade. Ele explicou que o Decreto nº 929/2018 supostamente regulamentaria a Lei Complementar Municipal nº 239/1998 (Estatuto dos Servidores de Maringá), mas o estatuto não contempla a criação de um sistema de compensação por banco de horas.

Outras notícias

Unipar Campus de Cascavel realizou mais de 1.700 atendimentos psicológicos no ano

É possível conquistar a Aposentadoria Rural sem ter contribuído no INSS? Saiba como fazer

Associativismo e valorização profissional são as bandeiras da nova gestão da AEAC

O conselheiro lembrou que a lei municipal prevê a instituição de jornada diferenciada, com possibilidade de flexibilização de horários de trabalho. No entanto, o relator destacou que o banco de horas não altera, em sua essência, a jornada de trabalho, mas apenas permite que o servidor não tenha fixados os marcos de início e fim de expediente, para cumprir sua jornada mediante regime de compensação de horário.  Assim, ele aplicou ao prefeito a sanção prevista no artigo 87, IV, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005).

Os conselheiros acompanharam por unanimidade o voto do relator, na sessão do Tribunal Pleno de 3 de julho. O prazo para o cumprimento da determinação passará a contar a partir do trânsito em julgado da decisão, que está expressa no Acórdão nº 1840/19 - Tribunal Pleno, veiculada em 10 de julho, na edição nº 2.096 do Diário Eletrônicodo TCE-PR (DETC).

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Aterro do Lago Igapó recebe a Caminhada Rosa em prol da saúde da mulher neste sábado

Brasil e mundo
Imagem de destaque

Mãe e padrasto são presos suspeitos de matar e concretar criança de 5 anos

Brasil e mundo

Lula dá aval a proposta que pode abolir a obrigatoriedade de autoescola

Vitrine Revista Cascavel

Confira os detalhes para o futuro da sua vida com o Jogo de Búzios!

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.