Trabalhadores do transporte coletivo de Londrina decidirão em assembleia nesta quinta-feira (16) se aceitam proposta de reajuste salarial apresentada pelo poder público ou se entram em greve.
Foram 12 horas de negociações até a definição da proposta que será voltada. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina – Sinttrol se reuniu em três rodadas de negociações para tentar um acordo.
O reajuste proposto para o salário de trabalhadores é de 9% e no ticket alimentação de 20%, que para R$ 450. Há ainda garantia do PPR em 10 de junho e 10 de dezembro e pagamento do que ficou para trás neste ano. A previsão é de que isso seja pago até o fim de fevereiro.
“Nenhum negociação é fácil. Nessa época de pandemia é mais difícil ainda. A categoria teve negociação complicada em 2021. Temos inflação alta e que trabalhadores já pagam conta alta por isso. Para 2022 teríamos que ter o reajuste. Graças ao bom senso de todos e participação do poder público, depois de exaustivas horas de conversa conseguimos chegar a uma proposta”, afirma o presidente do Sinttrol, José Faleiros.
A assembleia para apreciação e votação da proposta segue até às 18h. Na sequência começa a apuração de votos no Terminal Central. “Chegamos onde poderíamos chegar. Praticamente zeramos a inflação do período de 2021, que está em torno de 11% e na média juntando o reajuste de salário e do ticket chegamos em torno desse reajuste”, ressalta Faleiros.
Caso a proposta seja aceita, o salário de um motorista, por exemplo, passará a R$ 3.060.