Passaram a valer nesta quarta-feira (22), as novas regras de uso do transporte coletivo em cascavel. O decreto municipal publicado no domingo amplia a utilização dos ônibus, mas ainda assim se restringe apenas aos serviços essenciais.
No horário de pico, movimento tranquilo. o volume de pessoas nos ônibus era pequeno e não houve aglomerações nas plataformas de embarque. Os passageiros eram orientados por fiscais a manter distanciamento nas filas. Os veículos só podiam rodar com 50% da capacidade.
Estão autorizados trabalhadores da saúde e assistência social, administração pública, atividades de segurança privada, limpeza pública urbana, serviços de zeladoria, construção civil, imprensa e outros. Trabalhadores do comércio geral não estão liberados.
Ainda antes do novo decreto, os terminais já tinham contenções nas plataformas e demarcações no chão, pra organizar os passageiros e evitar aglomerações. Agora, as empresas do transporte são obrigadas também a higienizar os ônibus. a cada parada de ônibus no terminal, funcionários desinfetam as estruturas mais tocadas pelos passageiros.
Reportagem Carlos Turmina