Tem gente oferecendo dinheiro nas redes sociais pra que alguém assuma as suas multas! embora seja comum, a prática é criminosa. Identificar um condutor de forma falsa pode gerar cadeia.
O anúncio foi feito num grupo de negócios do Facebook. Quem publicou pergunta: “alguém precisando de dinheiro disposto a assumir uma multa?”, nos comentários, os interessados perguntam quanto o motorista quer pra se livrar dos pontos da infração. Uma prática comum não só nas redes sociais.
O código de trânsito brasileiro permite que os proprietários de veículos apontem outro condutor como responsável por infrações, a medida existe porque nem sempre o dono do veículo é quem dirige.
Embora seja comum, a prática de identificar um condutor apenas pra se livrar dos pontos é crime. segundo o código penal, o motorista pode responder por falsidade ideológica, que tem pena prevista de 1 a 5 anos, além de multa.
Além de burlar a legislação, a prática de se livrar dos pontos também gera efeitos negativos no próprio trânsito, é que o efeito educativo dos pontos e da multa cai por terra quando o infrator se livra dos pontos.