Cotidiano

Vereador pede investigação do MP no caso da morte de menina por apendicite

07 mai 2020 às 11:39

O vereador de Cascavel, Fernando Halberg, enviou ao promotor de Justiça, Ângelo Mazzuchi Santana Ferreira, um pedido de investigação sobre a morte de uma criança de cinco ano, registrada na quarta-feira (06), no Bairro Gralha Azul em Cascavel. 

Leia mais: Criança morre no Gralha Azul e caso será investigado

O vereador pede para que seja investigado se houve negligência médica no atendimento, já que a menina foi atendida na UPA Tancredo Neves um dia antes do óbito e com diagnóstico de gases foi liberada. Após a morte o laudo do IML apontou morte por apendicite aguda. A família relata que nenhum exame foi realizado para diagnóstico preciso. 

Leia mais: Laudo de menina que morreu no Gralha Azul aponta apendicite aguda

Segundo o vereador, este não é o primeiro caso de morte por negligência no atendimento médico. Ele cita ainda, a morte de um jovem de 21 anos, que também teria sido atendido em uma unidade de pronto atendimento com diagnóstico de dengue e após a morte foi constatado falecimento por infarto no miocárdio. 

"Até quando teremos que nos deparar com situações como esta? Até quando veremos nossos familiares e amigos morrerem por falta de um atendimento técnico? O custo do valor do SUS já é alto para a população. Será que o direito à vida e à saúde, desta menina, é menor porque ela tinha poucas condições financeiras? Senhor Promotor, todos nós, sem distinção, temos direito à saúde, conforme bem preconizado pela nossa Constituição Federal em seu artigo 196, que assim declara: “a saúde é direito de todos e dever do Estado”. Mas aí nos perguntamos, este direito foi garantido a esta criança? O que percebemos é uma total falta de respeito, consultas rápidas e falhas, atendimentos precários que dia a dia vão ceifando vidas, como a desta menina, Ana Paula, de apenas cinco anos de idade", questiona o parlamentar. 


Menina que morreu por apendicite é velada no cemitério do Guarujá