Economia

Acil respira “um pouco mais aliviada” e shoppings têm acordo de banco de horas

17 mar 2021 às 14:13

A Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) se manifestou na noite de terça-feira (16) sobre a prorrogação do decreto estadual até dia 1 de abril e afirma que “o setor produtivo respire um pouco mais aliviado.”  

“Não aguentaríamos outro lockdown, uma vez que este não seria suportado por diversos segmentos, levando à falência inúmeras empresas. No entanto, algumas restrições mantidas pelo decreto prorrogado na noite desta terça-feira, 16, também condenam uma importante parcela das atividades produtivas, que continuam a pagar a conta no lugar daqueles que realmente contribuem para a proliferação da Covid-19 em nossa cidade, através do não cumprimento das medidas sanitárias determinadas pelos órgãos de saúde”, diz a nota.

A Acil afirma que o horário restrito para o funcionamento das empresas coloca em xeque a capacidade de empresários cumprirem, inclusive, seus compromissos trabalhistas, como manter em dia pagamentos de salários e garantir os empregos dos trabalhadores.

SHOPPINGS

O Sincoval, que representa as empresas do comércio varejista de Londrina, firmou acordo com representantes dos funcionários de shoppings na terça-feira. A ideia inicial era descontar os 8 dias úteis parados no último lockdown, mas houve uma acordo para compensação de horas, que foi homologado pelo Ministério do Trabalho.