Economia

Associação pede reabertura de shoppings em Londrina

23 abr 2020 às 10:45

A Associação Brasileira de Shoppings Centers enviou uma carta ao prefeito Marcelo Belinati com uma proposta para a reabertura dos empreendimentos em Londrina. Os locais estão fechados desde o dia 20 de março por força de um decreto do governo estadual como tentativa de evitar aglomeração e evitar o avanço do novo coronavírus.

Segundo o documento, com data de 20 de abril, os 7 shoppings de Londrina, geram cerca de 36.750 mil empregos na cidade. O pedido para reabertura vem com um protocolo de operações, ou uma lista de práticas que devem ser adotadas e que dividiria a abertura em duas fases: retomada parcial e abertura total das operações.

Na fase 1, na abertura parcial, os shoppings funcionaram com horário reduzido entre 2 a 4 semanas. As lojas poderiam funcionar, mas cinemas, entretenimento e atividades para crianças permaneceriam fechadas, restaurantes e praça de alimentação funcionariam apenas para delivery, utilização de máscaras e da desinfecção das mãos por álcool gel e a lavagem com água e sabão, escaldas de funcionários seriam revistas, entre outras medidas de segurança.

Já na fase dois, o shopping funcionaria de forma normal e com horário restabelecido, incluindo o retorno das operações de entretenimento, e seriam mantidas as outras medidas de segurança.

Segundo a assessoria da prefeitura, o pedido da Associação Brasileira de Shoppings Centers extrapola os limites do município, já que a determinação de fechamento é estadual. Por isso, a revogação, deveria partir do governo do estado.