Economia

Banco de Brasília vai mudar conselho de administração após polêmica com o Banco Master

16 jan 2026 às 10:55

O Banco de Brasília vai realizar uma assembleia-geral extraordinária para realizar mudanças no Conselho de Administração. A medida foi anunciada após o governo do Distrito Federal, que é acionista controlador da instituição, indicar novos nomes para o colegiado. A votação está marcada para o dia 19 de fevereiro de 2026, às 10h, em formato totalmente digital.


Conforme comunicado divulgado nesta semana, na lista, estão nomes como Joaquim de Oliveira e Sérgio Nazaré. Além de Edson Garcia, indicado à presidência do conselho no lugar de Marcelo Talarico pela governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão. Líder da Companhia Energética de Brasília desde 2019, ele conduziu o processo de venda da estatal por mais de 2 bilhões e 500 milhões de reais.


O atual presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza integrava o conselho a 7 anos, e ocupava a cadeira de líder do grupo desde 2022. Em março do ano passado, o gestor também assumiu a chefia do comitê de auditoria do banco, mas não detectou problemas envolvendo o escândalo do Banco Master.