Todos os locais
Todos os locais
Economia

BFed e reforma tributária garantem nova máxima histórica ao Dow Jones

13 dez 2017 às 18:50
Por: Estadão Conteúdo

Os mercados acionários americanos encerraram o dia em direções distintas nesta quarta-feira, 13, com os investidores reagindo à decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e às perspectivas de aprovação da reforma tributária nos Estados Unidos.

O índice Dow Jones avançou 0,33%, aos 24.585,43 pontos; o Nasdaq teve alta de 0,20%, aos 6.875,80 pontos; mas o S&P 500 destoou dos demais e fechou em baixa de 0,05%, aos 2.662,85 pontos, na mínima do dia. O Dow Jones novamente renovou recorde de fechamento.

A decisão de política monetária do Fed veio como o esperado pelos investidores: o banco central elevou as taxas de juros em 0,25 ponto porcentual, para a faixa entre 1,25% e 1,50%, e indicou três novas altas para o próximo ano. No entanto, as preocupações com a persistente inflação baixa mostraram força durante a reunião, enquanto as projeções do Fed mostraram caminhos distintos para desemprego e inflação. Enquanto o banco central apontou para uma taxa de desemprego ainda menor neste ano (3,9%), as projeções das oscilações nos preços se mantiveram inalteradas em 2017, 2018 e 2019.

Para o economista-chefe da Pantheon Macroeconomics, a previsão inalterada de inflação ao mesmo tempo em que o Fed vê a taxa de desemprego em 3,9% neste ano mostra um "descompasso" e uma aposta de que a inflação pode demorar mais para reagir ao mercado de trabalho apertado.

Nesse cenário de descolamento entre inflação e desemprego e com o discurso de que as taxas de juros continuarão subindo de forma gradual, os investidores foram às compras, mas penalizaram ações de bancos, que caíram com a perspectiva fraca de aperto monetário. O Goldman Sachs fechou na mínima do dia, em baixa de 0,82%, enquanto o J.P.Morgan perdeu 1,25% e o Wells Fargo cedeu 1,54%. Os bancos também sofreram com a fala da presidente do Fed, Janet Yellen, de que não vê muita diferença entre a visão dela e a do futuro líder do banco central, Jerome Powell, sobre a regulação do sistema financeiro americano.

Outras notícias

Zanin prorroga prazo para conclusão de acordo sobre desoneração

Presidente da Febraban defende bloqueio de cartões para pagar apostas

Indústria cria menos vagas de trabalho, mas paga salários mais altos

Outros setores, no entanto, apresentaram ganhos, apoiados, também, na reforma tributária nos EUA. Segundo a imprensa americana, senadores e deputados do Partido Republicano chegaram a um acordo sobre o plano de cortes nos impostos. Sobre a reforma fiscal planejada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, Yellen comentou que ela pode impulsionar o consumo e os investimentos das empresas, além de provocar algum crescimento na economia americana.

As gigantes de tecnologia avançaram à medida que a versão final da conta tributária final não apresentará um item negativo para as techs antes planejado no plano de impostos do Senado. A Apple subiu 0,33%, o Facebook ganhou 0,76%, a Netflix avançou 1,15% e o Google teve valorização de 0,25%.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Haddad descarta novo adiamento de acordo sobre reoneração da folha

Economia
Imagem de destaque

Setor de serviços cresce 1,2% em julho frente a junho e renova recorde

Economia

IPCA de agosto: alimentos e bebidas têm segunda deflação consecutiva, diz IBGE

Economia

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Duas pessoas morrem após grave acidente na PR-323, zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia identifica vítima alvejada em carro na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Casal de Londrina morre após um grave acidente ocorrido na PR-444 em Mandaguari

Cidade
Londrina e região

Motorista é alvejado, perde o controle de carro e morre na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Alunos em aula diferente de geografia foram os primeiros a avistarem corpo no Lago Igapó

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.