Economia

Canadá, China e México respondem às novas tarifas impostas por Trump

04 mar 2025 às 18:21

As tarifas sobre produtos importados impostas pelo presidente Donald Trump começam a valer nesta terça-feira (4). Em resposta, países afetados como México, Canadá e China anunciaram novas taxas sobre a importação de produtos dos Estados Unidos.


O Canadá foi o primeiro a reagir, ainda na véspera da confirmação. O primeiro-ministro Justin Trudeau declarou que, diante da taxação de 25% sobre as exportações canadenses e tarifas de 10% sobre a energia importada dos EUA, o governo adotará tarifas de 25% contra US$ 155 bilhões de produtos norte-americanos.


“Enquanto pedimos à administração dos EUA que reconsidere suas tarifas, o Canadá permanece firme em defender nossa economia, nossos empregos, nossos trabalhadores e um acordo justo”, afirmou o premiê. Ele acrescentou que parte das medidas entrará em vigor já nesta terça-feira (4), enquanto o restante passará a valer dentro de 21 dias.


A China também anunciou que aplicará tarifas de 15% sobre frango, trigo, milho e algodão. Além das novas taxas de 10% a 15% sobre as exportações agrícolas dos Estados Unidos, o governo do país anunciou restrições de exportação e de investimento para 25 empresas norte-americanas, alegando motivos de segurança nacional. As sanções chinesas afetam cerca de US$ 21 bilhões em exportações de produtos agrícolas e alimentícios dos EUA.


Já a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que o país adotará novas tarifas e restrições comerciais cujos detalhes serão anunciados no próximo domingo (9), em evento na capital do país.

As medidas de retaliação dos países foram anunciadas após Trump promover novas alterações na política tarifária dos Estados Unidos.