Economia

Com chuvas intensas, preço das hortaliças dispara na região de Londrina

29 jan 2021 às 14:46

O volume de chuva para o mês de janeiro ainda não atingiu a média esperada para o período, mas já foi suficiente para prejudicar a produção de hortaliças. Por causa do solo encharcado, alguns produtos triplicaram de preço.

Para encontrar hortaliças na feira, é preciso chegar cedo. E ainda está difícil achar algumas variedades. A produção de verduras caiu, por conta da intensidade de chuva no mês de janeiro. A falta de sol prejudicou o desenvolvimento das folhagens e atrasou a colheita.

Com a falta de mercadoria, o preço dos produtos dobrou e , em alguns casos, até triplicou, como no caso da alface, uma das mais prejudicadas.

Ate a última quinta feira, janeiro teve 198 mm de chuva em Londrina, quantidade abaixo da média, que é de 224 mm para o mês. O problema foi a intensidade. Foram 17 dias seguidos de precipitação.

A produção de hortaliças leva em torno de 30 a 40 dias, período em que os preços podem diminuir e a oferta de produtos aumentar, mas só se a chuva de uma trégua. Por enquanto a previsão é de que ela continue intensa no início de fevereiro.