Economia

Comércio e indústria contam com Plano Diretor para alavancar a cidade em 2021

29 dez 2020 às 16:50

A aprovação do Plano Diretor são a grande esperança do ano de 2021 para os setores do comércio e da construção civil em Londrina. Para os representantes dos setores, os processos são extremamente lentos para a abertura de novas indústrias na cidade.

Não foi um ano fácil para a construção civil. Dos lançamentos projetados para 2020, metade se concretizou. Apesar do início difícil, houve melhora, o que repercutiu também nas contratações.

Para 2021, a expectativa ainda é de recuperação, mas com algumas pendências. Entre elas, manter a mão de obra formada na cidade e também a necessidade de mais investimentos em infraestrutura regional.

O  desafio para 2021 é a aprovação do Plano Diretor e das leis complementares. Só assim seria possível abrir a cidade para o crescimento e novos investimentos. Principalmente, por parte da indústria e também de empreendimentos de moradia popular.

O setor de serviços foi atingido em cheio pela pandemia e consequente pela crise econômica. Vários empresários não resistiram e baixaram as portas de vez. Há quem tenha se endividado como tentativa de sobrevivência. No geral, postos de trabalho foram sacrificados, com aumento das demissões.

Para o comércio, o primeiro trimestre de 2020 foi o mais difícil. Desde então, o setor estaria em fase de recuperação. Uma reação que pode ser impulsionada caso se confirme a previsão de vacinação em massa contra covid-19 já no início de 2021.